Moralismo de hoje.



Nesses últimos tempos vejo que um moralismo "estranho" vem tomando conta da nossa sociedade. Sabemos que a moral é efémera, ela passa, ela muda e ela é distorcida.
Mas hoje em dia, nesses últimos 5 anos temos um tipo de moral absurdo, simplesmente absurdo, não no meu ponto de vista mas nos valores que foram totalmente invertidos nesse curtíssimo espaço de tempo.

Vemos como é lindo as mulheres serem notadas SÓ porque são gostosas, sendo que há pouco tempo atrás as mulheres queriam ser notadas como seres inteligentes e iguais aos homens, agora elas QUEREM lutar para serem apenas objetos, e isso é lindo, é legal, e se você não gosta você é um preconceituoso idiota.

Agora é legal e JUSTO aumentar a nota nos vestibulares e coisas do tipo para quem é negro ou para quem é pobre, e assim deixar as coisas justas... mas COMO você vai deixar as coisas certas cometendo outra injustiça?
O governo tem a culpa do ensino publico ser ruim e lesa quem estudou em escola particular, mesmo ele pagando os impostos como o pobre.
Mas se você acha isso injusto você é estúpido.

A própria mídia provoca uma grande influência nessa mudança de hábitos, gerando, de certa forma, uma inversão de valores por parte da TV e de toda a sua chuva de conteúdos vazios que mostram a valorização corporal como algo normal a ser conquistado a qualquer custo.

A Moralidade aos poucos está sendo distorcida, vista como algo errado ou até risível pela boa parte das pessoas que são bombardeadas por essas influências de hábitos.

O falso moralismo é uma tendência crescente, uma adaptação evolutiva das ideias. Nesse caso, a hipocrisia está se transformando em algo mais radical. Antes, bastava fazer e dizer que não faz. A mentira clássica.

Posteriormente, entendemos que a hipocrisia aparece conforme essa mentira aparece acompanhada de uma crítica aos próprios hábitos, mas somente quando visto no alheio e sem esforço de auto-correção. Hoje, temos algo novo. A ignorância ou inocência do homem que mente pra si mesmo também evoluiu para uma hipocrisia imperceptível para o próprio indivíduo, que, diferente do cínico, não sabe que é hipócrita.

Esse falso moralismo é quase patológico. As pessoas não percebem que criticam meras projeções de idéias ou preconceituosas, ou senso comum que simplesmente absorveram sem reflexão.

Geralmente o moralismo se instala por opiniões generalizadas absorvidas sem nenhum tipo de QUESTIONAMENTO dos indivíduos...

No entanto penso que a questão ainda possa ir mais além...O moralismo avança na sociedade porque avança a simplicidade do pensamento entre as massas...

Acostumam as camadas mais pobres a morais e razões simplificadas, geralmente limitadas a conceitos maniqueístas (isso é bom, tal coisa é mal) e falácias indiscutiveis entre os cidadãos...Não existe nada muito além disso.

E acredite, por mais que pensemos alguma coisa sempre somos pegos por um lado moralista, se alguém ver o seu texto e ignorar o contexto geral irá te chamar de machista pré-conceituoso.


See you soon'