Definindo suscintamente, Altruísmo seria o conjunto de ações humanas que o ser humano faz para se dedicar ao outro ( seja individualmente ou socialmente ). Um homem de "boa saúde", segundo Guyau, é aquele que se dedica e se doa ao próximo. O egoísta, ao contrário, é um "doente" que doa o resto de forças que tem para a própria salvação
Não entendeu nada? Beleza.
Hoje em dia é muito difícil encontrar manifestações altruístas. O mundo corre e ninguém tem tempo pra ninguém. É o famoso salve-se quem puder e como puder.
O pensamento é simples: " Porque eu vou fazer isso se ele nunca fez isso por mim ". Passamos a viver num sistema de trocas. "Faço isso porque ele fez isso"
Não vou criticar a forma como os pensamentos de hoje vem sendo praticados. Mas é marcante quando presenciamos atitudes que nos servem de liçoes de vida.
Falo isso porque, dias atrás, vivenciei uma situação que marcou meu feriado de Páscoa. - A bateria do meu carregador de notebook quebrou. Preço: 269,00reais. Não tinha dinheiro pra comprar e lamentei com umas pessoas: "que droga, meu carregador de notebook foi pro brejo e nem dinheiro pra comprar eu tenho". Eis que um dia, um amigo sem grandes condições financeiras ( que até então o tratava como um simples amigo - respeitava, zuava, compartilhava emoções e dava conselhos como com qualquer amigo ) chega pra mim, no feriado de páscoa, e diz : Cara, comprei sua bateria.
Ele simplesmente não tinha a obrigação e nem o porquê comprar. Comprou porque se doou ao outro. Pensou no proximo. Esqueceu de si. Normal? nem um pouco.
Agora eu te pergunto? Quantas vezes você jah presenciou algo parecido? Quantas vezes você foi vítima do altruísmo humano?
Uma ultima pergunta
Você vive ajudando o próximo - sem esforço nem cálculo - ?
Altruísmo
quinta-feira, 22 de abril de 2010 às 19:31
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
22/04/2010, 21:44
tu gosta de mãos, hein!
22/04/2010, 21:49
Tá, um comentário sério agora. É Theldinho, acho que foi por atitudes altruístas que temos uma amizade tão firme hoje. Entre nós, ao menos, já vivenciamos isso. É aquela história, devíamos nos surpreender por atitudes não idôneas, ao invés de fazermos isso pelas altruístas, o que não ocorre. O legal em tudo isso é saber que tu reconhece isso, porque há quem até receba esse carinho, mas não enxergue, o que é mais deprimente ainda. Estava com saudades de poder conferir novidades aqui, bom te ver ativa! Sucesso sempre.Bjs! :D
Postar um comentário