Questionar é Preciso !



Ao contrário do que deveria ser, hoje em dia as pessoas tentam arrancar do desconhecido as conclusões que elas já moldaram em suas mentes: justificativas, explicações, formas de consolo sem as quais não conseguem seguir adiante. São raros os indivíduos que realmente buscam o conhecimento neste mundo. Mortal ou imortal, poucos realmente se questionam.

Diariamente, recebemos milhares de informações e opiniões de todos os lados e por todos os meios. Muitas dessas informações tratam de assuntos irrelevantes para a nossa vida e nossa sociedade, mas outras não podem ser tratadas e julgadas conforme a "aparência" da informação. São reflexões que afetam nossa liberdade, nosso bem estar, nossa dignidade, nossos direitos fundamentais e nosso futuro como indivíduos e como uma sociedade justa, civilizada e sustentável.

Não podemos deixar de julgar, analisar e tomar uma posição diante das inúmeras opiniões com as quais somos confrontados. O modo como conduzimos nossas vidas depende do que acreditamos ser verdade e de quais ideias adotamos como legítimas e valiosas. Aceitar opiniões alheias sem examinar seus méritos significa entregar levianamente nosso destino nas mãos de outras pessoas, sem ao menos nos darmos ao trabalho de procurar conhecer as suas qualificações, suas intenções e, especialmente, em que se baseiam seus argumentos e quais as suas conseqüências.

Não adianta, no entanto, apenas questionar. Devemos aguçar e estabelecer pensamentos críticos diante das informaçãoes e situações que vivenciamos.

O pensamento crítico nada mais é do que a habilidade de pensar por nós mesmos e de tomar as decisões sobre em que acreditar e o que fazer, de forma racional, confiável e responsável. É descobrir em que fatos, suposições, crenças ou preconceitos elas se baseiam ( bem como avaliar as fontes e qualificações de quem opina ) de formas a adotar ou não essas ideias e opiniões.

Pensar criticamente, entretanto, não é atacar pessoas e, muito menos, adotar uma atitude negativa e hipercrítica em relação a tudo e a todos ( igual presenciamos em jornais sensasionalistas e em meios de informação que vivem de criticas vazias e sem fundamentos )

See you.

[x] Theldo~
-> Pense e haja como caçador, não como caça (2ºlei da selva) <-

0 comentários: